Aa Aa Aa

Protetor Bucal

É um dispositivo intrabucal que, quando utilizado corretamente durante prática esportiva, protege lábios e dentes e reduz a possibilidade de injúrias de cabeça e pescoço.

Todas as atividades esportivas, particularmente as que provocam contato, quedas ou colisões com superfícies duras e que podem levar a lesões dentárias ou orofaciais, tais como: hóquei sobre gelo, handebol, futebol, futebol americano, basquete, pugilismo e rodeios. Esportes modernos, ditos radicais, como surfe, alpinismo e skate, também devem ser praticados com protetores bucais.
A presença do protetor bucal amortece e redistribui a força do impacto, evitando fraturas e/ou deslocamentos dentários; o protetor ainda mantém os tecidos moles (lábio e bochecha) distantes dos dentes, o que diminui o risco de cortes e lacerações; finalmente, o dispositivo reduz o risco de fraturas em dentes posteriores, bem como o risco de fraturas de mandíbula.

A Ortomix indica o mais eficaz dentre os protetores bucais, são aqueles fabricados pelos dentistas, que são individualizados e obtidos a partir do modelo do arco do esportista. Estes não interferem na respiração nem na fala e permitem a ingestão de líquidos, sendo mais confortáveis. Além disso, não se deslocam facilmente da boca durante a prática esportiva. É importante ressaltar que todos esses protetores são utilizados no arco superior. E podem ser utilizados juntamente com aparelhos ortodônticos fixos e nesse caso, é importante enfatizar a necessidade de protetor duplo (nos arcos superior e inferior).