Aa Aa Aa

Ortodontia e Invisalign

Invisalign-facetoface

Ortodontia e Ortopedia Facial:

No passado a função da Ortodontia e Ortopedial facial limitava-se a alinhar e nivelar dentes e quando possível melhorar a relação entre os ossos faciais. Hoje, a Ortodontia vai muito além desses objetivos. Harmonizar faces e lapidar sorrisos, buscando a melhor relação entre estética e função é a sua missão. Entender que a estética do sorriso faz diferença na qualidade de vida das pessoas permite que a Ortodontia aplicada na Ortomix Soluções Estéticas amplie a sua visão e busque com todos os recursos científicos e tecnológicos disponíveis as melhores possibilidades de tratamentos que privilegiem a beleza e o bem-estar dos pacientes.

A Ortomix Soluções Estéticas oferece o que há de mais moderno no tratamento ortodöntico, buscando aliar o conforto, redução do tempo e melhor resultado para os problemas oclusais. Tratamentos estéticos, dentes tortos ou apinhamento, mordida aberta – profunda ou cruzada, hábitos de sucção e respiração, dores articulares da ATM, recuperação de espaços para implantes, entre outros são tratados na Ortomix.

  • Aparelhos mais confortáveis = alinhadores “invisíveis” Invisalign e removíveis
  • Aparelhos fixos autoligados super estéticos ou metálicos
  • Aparelhos fixos convencionais estéticos ou metálicos

APARELHO REMOVÍVEL “QUASE” INVISÍVEL

  • INVISALIGN

  

Invisalign® ou Ortho Aligner® é a forma mais estética e prática de alinhar os dentes. E você vê antes de iniciar o tratamento, como movimentará os seus dentes até o final. E são virtualmente invisíveis e removíveis para que o usuário possa se alimentar, escovar os dentes e passar o fio dental. O ortodontista da Ortomix é categoria Silver   na experiência com Invisalign no Distrito Federal.

Apresentamos Invisalign® (9.7)

  • Aparelhos auto-ligados estéticos : são feitos de porcelana com sistema auto-ligado que implica mais conforto e velocidade ao tratamento, pois substituem os braquetes com sistema de “borrachinha” ou alastik que gera mais fricção de deslize no arco.

BRAQUETES AUTOLIGÁVEIS SUPER ESTÉTICOS

Autoligado Estético
autoligado est

 

  • Braquetes autoligados super estéticos e metálicos
  • Braquetes estéticos de safira ou porcelana, e o convencional metálico.
  • Aparelhos Ortopédicos Funcionais
  • Mini-implantes ortodônticos: a mais recente técnica de auxilio no tratamento ortodôntico que visa trazer mais conforto, agilidade e qualidade ao paciente.
  • Aparelho fixo especial – utilizados para controlar o hábito de chupar o dedo ou a língua “presa”
  • Mantenedores de espaço fixo e móvel: Placas, Trainers e Myobrace.
  • Aparelho Extra-bucal
  • Aparelho para tratamento de Apnéia do sono.
  • Expansores, contentores e barreiras musculares.

Veja aqui dicas sobre Ortodontia e Ortopedia Facial

 

TIPOS DE APARELHOS ORTODÔNTICOS

Na Ortomix Soluções Estéticas a Ortodontia com visão estética oferece o que há de mais moderno em tratamento visando sempre a qualidade e conforto dos pacientes, e oferece o Invisalign, uma técnica de alinhadores removíveis dos EUA, ortodontia com braquetes auto-ligáveis super estéticos ou metálicos, o aparelho dentário de safira ou porcelana,  e vários outros, todos com o mais alto padrão da ortodontia moderna.

Saiba mais sobre os aparelhos que utilizamos:

invisalign-img

logo_color_rgbnotag_medium_newInvisalign®

Invisalign é a alternativa invisível e tecnológica de tratamento ortodôntico que pode ajudar você a atingir o sorriso que você sempre quis sem a dor, desconforto ou constrangimento dos aparelhos convencionais.

O sistema Invisalign usa uma série de alinhadores customizados que movem gradualmente os dentes para sua posição desejada. Estes alinhadores são praticamente invisíveis, confortávéis e simples de remover. Podendo ser removidos para ocasiões especiais, bem como para escovar os dentes e usar o fio dental normalmente durante o tratamento, o Invisalign é a maneira mais moderna e higiênica para endireitar os dentes.

O profissional da Ortomix Soluções Estéticas, é credenciado Invisalign Doctor desde 2007, tem estudo e monografia publicada sobre este assunto.

Você pode ter dentes mais bonitos como você sempre desejou. Com uma série de alinhadores invisíveis, removíveis, e confortáveis que ninguém pode notar que você está usando. Você poderá sorrir mais durante e depois do tratamento. Sem constrangimentos e com total controle sobre a sua higiene bucal.

Aparelho Autoligável Super Estético
Autoligado Estético

     

Aparelho Fixo Autoligável Estético ou Metálico

O aparelho autoligado não é apenas um aparelho, mas sim uma inovadora técnica associada a brackets autoligáveis que não necessitam de ligaduras ou “borrachinhas” para serem presos no arco do aparelho. Os autoligáveis podem ser em material metálico ou porcelana, este último bem mais estético e discreto. Desta forma, o arco desliza melhor sobre a slot dos brackets, havendo menor fricção, o que facilita o movimento dentário. Além disso, utiliza-se a mais moderna tecnologia na composição de arcos ortodônticos. Ligas de metal desenvolvidas pela NASA (Turbo, Copper Niti e TMA – Titânio Molibdênio), que são utilizados em satélites e foguetes, muito mais confortáveis e resistentes permitindo serem utilizadas por até 1 ano, se necessário. De acordo com o fabricante,estes arcos modernos permitem que o intervalo entre manutenções do aparelho seja aumentado para algo entre 6 a 10 ou mesmo 12 semanas, dependendo da fase e da necessidade de controle pelo seu ortodontista. Em realidade, biologicamente falando, estes fios atuam melhor quanto maior o tempo em que são deixados na boca, ou seja, se você trocar estes arcos a cada mês, seu próprio tratamento será prejudicado e o tempo final de tratamento aumentado.

Além da eficácia cientificamente comprovada do sistema, a grande vantagem para o paciente é que o tratamento ortodôntico pode ser feito com redução  do tempo médio dos tratamentos tradicionais. Além de uma redução de até 70% no número de visitas necessárias aos ortodontistas. O Sistema Autoligado é uma grande opção de tratamento ortodôntico para pacientes que residem fora da cidade de Brasília, pois o tempo de retorno para manutenção é vantajosamente ampliado e o tempo de tratamento total reduzido.

Aparelhos estéticos de Porcelana e Safira convencionais

Por imitar a cor dos dentes, o aparelho de porcelana se apresenta bem mais discreto que os aparelhos de metal. Os bráquetes de Cerâmica ou Porcelana, quando comparados com os de policarbonato (outro material estético de qualidade inferior), se sobressaem em relação a sua resistência, pois o da cerâmica é bastante rígida e raramente se descola ou quebra. Outra vantagem é o fato de possuírem um menor atrito entre sua superfície e o arco ortodôntico. Estas duas situações em particular podem sim fazer a diferença no tempo total do seu tratamento ortodôntico. Entretanto, a cerâmica quando comparada à safira (última palavra quando se fala em estética e eficiência ortodôntica) apresenta uma menor translucidez com coloração um pouco opaca e, com isso, perdem em estética e discrição.
Bráquetes de safira apresentam maior transparência em comparação com bráquetes de porcelana. São chamados de braquetes convencionais por se fixarem ao arco com um alastik ou mais conhecido como “borrachinha”, podendo ser incolor ou colorida.

 

aparelhos_ortodonticos

 

 

 

 

 

Aparelhos metálicos convencionais

 

 

Odontoapneia

Aparelho para Ronco e Apnéia 

O ronco e a apnéia obstrutiva, são considerados distúrbios do sono e acometem grande parte da população mundial, mais comum entre os homens até os 30 anos e em igual proporção às mulheres após essa idade são, causadas pelo colapso dos tecidos da região da faringe, trazendo conseqüências desagradáveis como problema familiar, social, e de saúde, tais como: enfarto, acidentes vasculares cerebrais, hipertensão arritmia cardíaca cefálica material, noctúria (levantar à noite para urinar), impotência, refluxo gastroesofálico noturno, e sonolência diurna excessiva, dificultando a concentração, aumentando o risco de acidentes automobilísticos e no trabalho. Outros sintomas comuns são: irritabilidade, depressão, redução da capacidade cognitiva e de aprendizagem.O diagnóstico é feito através do exame clínico e avaliações medicadontológica, já a apnéia obstrutiva do sono, só pode ser diagnosticada através da polissongrafia (exame realizado em laboratório especializado). O tratamento é feito com aparelho intrabucal, com grande eficiência na maioria dos casos, acompanhado por um dentista qualificado com conhecimentos de medicina do sono, disfunções temporomandibular, oclusão dentária e estruturas associadas. O aparelho posiciona a mandíbula para frente aumentando a passagem para o ar, e ainda impede a abertura da boca com o conseqüente relaxamento dos músculos da mastigação, evitando a parada respiratória (Apnéia).

Já os casos mais graves, devem ser acompanhados por um médico do sono e o tratamento pode ser com um aparelho de pressão aérea positiva (CPAP) ou até cirúrgico, acompanhado de medidas preventivas como: emagrecimento, evitar o consumo do fumo, álcool, alimentos que contenham cafeína, etc.

 

Até quando devo usar aparelho

Para concluir o seu tratamento ortodôntico no prazo pré-determinado Ortomix Soluções Estéticas pensa em todos os detalhes e não economiza com materiais e equipamentos. Utiliza o que há de mais moderno com aparelhagens importadas e técnicas que priorizam a agilidade sem prejudicar a qualidade. Além do Invisalign, que é a mais moderna opção de tratamento. São vários modelos de aparelhos fixos à sua escolha, desde aparelhos de aço inoxidável até aparelhos de porcelana e de safira.

A Ortomix Soluções Estéticas está atenta para o que há de mais moderno visando a sofisticação, qualidade e conforto do nosso cliente, e alerta a população para tomar os cuidados necessários antes de iniciar qualquer tratamento. Pesquise sempre com cuidado e certifique-se de estar fazendo uma boa escolha antes de assinar qualquer contrato e iniciar um tratamento.

 

 O QUE O DENTISTA PODE FAZER PELO RESPIRADOR BUCAL

Regulador de Função Aragão
Regulador de Função Aragão – RFA

Respiração Bucal: causa e tratamento

A técnica do Regulador de Função Aragão (RFA) da Ortomix mostra que respirando exclusivamente pelo nariz (inspiração e expiração), inclusive dormindo, os problemas melhoram consideravelmente.

A causa primordial da respiração bucal é a falta do registro no Sistema Nervoso Central (SNC) da respiração pelo nariz no primeiro ano de vida extra-uterina, isto é, o recém-nascido passa a respirar pela boca já no primeiro ano de vida. Mas o quadro descrito acima não é o habitual, pois a criança respira pelo nariz quando amamenta no seio materno, o que é o correto e deve ser feito no mínimo durante um ano.

Durante a respiração nasal, quando é feita a inspiração, o ar que vai para os pulmões através das fossas nasais é acrescido do líquido lacrimal, que deságua do ducto naso-lacrimal na altura dos cornetos inferiores. Este líquido lacrimal, que contém mais de 94 elementos químicos, é levado aos pulmões e é importante nas diversas trocas metabólicas intra-pulmonares, desde a pressão intra-alveolar, quanto na produção de elementos auto-imunizantes que proporcionam ao indivíduo maior resistência à elementos alergênicos.

Quando o indivíduo respira pela boca, não consegue mastigar bilateralmente, alternando os lados da arcada dentária, porque ao movimentar o bolo alimentar de um lado para o outro, o mesmo pode ser aspirado para a traquéia causando engasgos e tosse para expelir o alimento. Então para conseguir respirar pela boca, ele só mastiga unilateralmente.

Com esta mastigação unilateral os músculos da mastigação, os músculos supra e infra-hioideus (do pescoço), da cintura escapular (cíngulo escapular) e os da nuca ficam hipertrofiados e encurtados. Esta situação ocasiona uma elevação do ombro do mesmo lado da mastigação e com esta elevação do ombro todas as fáscias musculares deste mesmo lado elevam o tronco e a cintura pélvica da pessoa. Esta elevação do tronco de um lado (mastigação) faz com que todas as vísceras deste lado sejam estiradas para cima. Simultaneamente do lado oposto, da não mastigação, todas as vísceras sofrerão uma compressão. Nas pernas desta pessoa quando ela estiver de pé o peso do corpo se posicionará todo do lado da não mastigação.

Dá para imaginar a pessoa depois de muitos anos de mastigação unilateral. A seguir comentarei algumas patologias decorrentes da respiração bucal com mastigação unilateral.

No trato respiratório

Como o respirador bucal não usa o nariz para respirar, o líquido lacrimal escorre pelas fossas nasais irritando a mucosa causando rinite. A falta da expiração nasal do ar causa sinusites, otites, mastoidites, por acúmulo de secreção nos seios paranasais sem limpeza e a conseqüente entrada de bactérias num ambiente com secreção e aquecido, condições ideais de se estabelecer uma infecção.

Como o ar é aspirado pela boca não é umidificado, não é filtrado e nem tem a temperatura equalizada, os brônquios e bronquíolos ficam irritados, inflamados, proporcionando o início de bronquites e asma brônquica. Como os pulmões não inflam totalmente na respiração bucal, pois a posição da cabeça adiantada não permite que as costelas sejam levantadas para que os pulmões ao se elevarem ao se encherem totalmente, com isso as áreas periféricas dos pulmões não são usadas e pode ocorrer nestas áreas uma pneumonia. Com a musculatura encurtada do lado da mastigação e o conseqüente estiramento das fáscias musculares elevando todas as vísceras deste lado, a área do mediastino fica diminuída e comprimida provocando ‘dores torácicas atípicas’.

Com a respiração bucal, ao dormir a língua tem uma ptose (queda) e com essa queda faz toques indesejados na área da oro-faringe (inervadas pelos nervo Glossofaríngeo e nervo Vago) e com isso ocasionando reflexos de deglutição (engulir), quando não era para tê-los e esses reflexos indesejados aumentam o tempo de parada respiratória normal, ocasionando uma apnéia do sono, que se não tratada pode evoluir para óbito.

Com a respiração bucal a oxigenação cerebral se torna deficiente e com isso todo o cérebro se ressente. E a qualidade e quantidade dos neurotransmissores cerebrais se tornam inadequadas, como aqueles que formam a Melatonina, indutor do sono. Com a Melatonina prejudicada a pessoa passa a ter insônia.

Com relação à cognição e comportamento a criança respiradora bucal é inquieta e tem de estar em constante agitação na tentativa de buscar mais oxigênio. Então elas são dispersivas e agitadas, mas quando são obrigadas a ficar parada ficam sonolentas e não conseguem apreender o sentido das aulas na escola. Muitas vezes essas crianças são rotuladas como portadores de DDA (Déficit de Atenção) e são medicadas desnecessariamente.
Região da oro-naso-faringe

Na área da oro-naso-faringe existem um número enorme de estruturas do sistema linfóide, para a proteção da entrada das vias aéreas superiores. Quando o ar é aspirado pela boca e vem sujo, seco e sem ter a temperatura equalizada, os tecidos linfóides destas áreas reagem ao estímulo agressor aumentando o seu volume, principalmente as Tonsilas palatinas (Amídalas) e as Tonsilas faringeanas (Adenóides) que quase chegam a obliterar estes espaços, provocando as conhecidas Amidalites e Hipertrofia de Adenóides.

Dores Crônicas e tratamento

Sabemos que a dor é multifatorial e quando estamos instáveis emocionalmente ela surge de forma mais intensa. Pacientes com dores crônicas associadas (Cefaléias, Enxaquecas, Fibromialgia), com o tratamento com a técnica do Regulador de Função Aragão (RFA) da Ortomix se beneficiaram com a redução do uso de drogas, melhor aparência facial, tornando-se mais jovens e com melhor auto-estima, melhor simetria corporal e da oxigenação corporal.
técnica do Regulador de Função Aragão (RFA) quando usada corretamente pelo paciente com dor crônica é eficaz na resolução deste problema.

TIPOS DE APARELHOS DE RFA

RFA III

RFA II

RFA IV