Aa Aa Aa

Endodontia: tratamento de canal dentário

ENDODONTIA: TRATAMENTO DE CANAL DENTÁRIO

A endodontia é a especialidade da odontologia que cuida da saúde da polpa dentária – o tecido mole no interior do dente. Algumas vezes, a polpa inflama ou fica infectada. Isso pode ser causado por cáries profundas, desgastes dentários acentuados, fratura ou rachadura no dente ou traumatismo dentário.

Os sinais e sintomas a serem observados incluem dor, sensibilidade prolongada ao frio ou ao calor, descoloração do dente e inchaço da gengiva. Muitas vezes, porém, não há sintomas. A real necessidade de um tratamento ou retratamento de canal é definida por uma criteriosa avaliação clínico-radiográfica feita pelo endodontista da ORTOMIX, que utiliza toda tecnologia disponível para conclusão de um tratamento endodôntico seguro e ágil.

Imperfeições no tratamento de canal ou situações especiais indicam a realização da cirurgia parendodôntica.

Em casos de acentuado enfraquecimento do dente ou ausência da coroa dentária, é realizada a cimentação de pinos intracanais, uma vez concluído o tratamento de canal.

Figura 1 – A) molar inferior com polpa necrosada (PN) e infectada, com lesão óssea (setas). B) fotografia intrabucal mostrando tumefação (abscesso – setas). C) tratamento de canal (TC) realizado em julho de 1991. D) radiografia tirada após 10 meses, mostrando formação de osso no local onde havia a lesão.

 

Veja aqui dicas sobre Endodontia