Aa Aa Aa

Distúrbio do Sono e Ronco

DISTÚRBIO DO SONO 

 

Distúrbio do Sono O ronco é causado principalmente pelo enfraquecimento do tônus muscular da língua e da garganta. O tônus muscular enfraquecido permite a língua relaxar e tombar para trás, tocando a parede posterior da garganta. Quando a língua está muito relaxada ela pode restringir o fluxo de ar normal e vibrar, o que ocasiona o ronco. A maior parte das pessoas que ronca apresenta uma condição conhecida como Apnéia obstrutiva do sono que é caracterizada pela interrupção completa da respiração por um período de 10 ou mais segundos e que ocorre inúmeras vezes durante todo o sono. Pessoas com apnéia do sono obstrutiva, não tem o sono reparador, acordam cansadas, ficam sonolentas durante o dia e podem pegar no sono quando estão dirigindo.

As  pessoas com apnéia do sono de intensidade leve a moderada e pessoas que roncam, mas que não apresentam apnéia e são freqüentemente auxiliadas por aparelhos específicos de uso oral planejados pela ORTOMIX, que auxiliam na postura da mandíbula e da língua.

Exames auxiliam no diagnóstico, como a Polissonografia, radiografias da face, videoendoscopia, etc.

As apnéias do sono de intensidade moderada a grave podem ser tratadas através do uso de aparelhos que ajudam a pessoa a respirar enquanto dorme ou podem ser tratadas cirurgicamente. Ronco é um problema grave para milhões de pessoas. Está relacionado com aumento de pressão sanguínea, com derrames e até mesmo com parada cardíaca. Roncar também pode contribuir para a diminuição da qualidade de vida tanto pessoal quanto familiar.

Como devo proceder para fazer o aparelho?

Em primeiro lugar é preciso fazer uma avaliação  na Ortomix, onde o especialista verifica as condições para a colocação do aparelho, se é necessário fazer alguns exames complementares, como a polissonografia, radiografias SAOS ou exame com o médico de sono ou otorrinolaringologista, também é avaliada a condição dentária verificando possíveis problemas que precisem ser tratados antes da colocação do aparelho.

Como o aparelho funciona?

O aparelho usado pela Ortomix funciona avançando a mandíbula e mantendo-a firmemente nessa posição, a grande diferença é que o aparelho usado na Ortomix permite movimentos laterais da mandíbula. O avanço da mandíbula faz com que os tecidos da garganta de “estiquem” aumentando a abertura para a passagem do ar, também o avanço mandibular estimula um reflexo que faz a musculatura da faringe e arredores ficar mais tensa, mais firme, evitando o ronco. Mantendo a mandíbula presa ao aparelho, ele não permite que ela “caia” durante o sono, abrindo a boca, pois esse movimento de abertura geralmente é seguido de um reflexo que faz a língua ir para traz obstruindo a passagem do ar.

O uso do aparelho “cura” o ronco e a apnéia?

Não, o aparelho usado pela Ortomix não produz nenhuma mudança física no paciente, resolvendo o problema apenas enquanto estiver sendo usado, é mais ou menos como os óculos, que corrigem a visão mas não modificam o olho.

Porque é precisamos nos preocupar com a apnéia?

Apesar do ronco ser o problema mais incômodo, a apnéia do sono é o problema mais importante e precisamos nos preocupar com ela, pois ela afeta vários órgãos do nosso corpo, principalmente o coração, onde aumenta em até 30% a possibilidade de desenvolver arritmias, hipertensão, infarto e derrame cerebral.

Posso morrer sufocado numa crise de apnéia?

Não, pois o cérebro controla o nível de oxigênio e gás carbônico no sangue e quando eles se alteram a pessoa acorda e volta a respirar. A apnéia não mata, mas aumenta muito a chance de desenvolver doenças que matam como o infarto do coração e os derrames cerebrais.

Porque é preciso fazer a polissonografia e o que é esse exame?

A polissonografia é o exame que é feito na clínica de sono, onde o paciente dorme uma noite e é monitorado em vários aspectos do seu sono, contrações musculares, problemas respiratórios e cardíacos entre outros, é necessário para se detectar a apnéia do sono. É através da polissonografia que se pode medir se o paciente tem uma apnéia leve, moderada ou grave, também podemos verificar se existem outros distúrbios do sono que tem sintomas parecidos com a apnéia, mas tratamentos diferentes, também para que se possa avaliar os resultados do tratamento faz-se uma antes e uma depois para comparar os resultados A maioria dos roncadores podem ser tratado!

Aparelho Apnéia usado na Ortomix

Aparelho Apnéia

Ortolabor 2

Ortolabor 3

Outra opção de aparelho para Apnéia – PLG

  aparelho apneia 1

aparelho apneia 2