Aa Aa Aa

Clareamento

Todos querem ter um sorriso branco e radiante – isso nos traz segurança e melhora a aparência geral. Muitas pessoas hesitam em sorrir, pois seus dentes estão pigmentados ou descoloridos. Essa seção traz informações sobre os tipos de produtos para clareamento disponíveis que clareiam os dentes por meio de processo químico, bem como as opções disponíveis para melhor clarear seus dentes naturalmente ao remover as manchas.

O que causa mancha e descoloração do dente?
A mancha no dente pode ser causada pela ingestão de determinados alimentos e bebidas e pelo uso de tabaco. Essas manchas ficam sobre a superfície dos dentes.
Os dentes também podem escurecer como resultado de uma lesão ou através do processo natural de envelhecimento. Embora menos freqüente, alguns medicamentos de prescrição, quando administrados durante a formação dos dentes, causaram manchas na própria estrutura do dente.

Como funciona o clareamento ou branqueamento?

O clareamento é um processo de branqueamento dos dentes, através da aplicação de uma solução química diretamente sobre os dentes. O esmalte da coroa exposta do dente torna-se claro. Além disso, a remoção da mancha da superfície do dente pode devolver aos dentes seu branco natural.

O que eu devo evitar para manter meus dentes o mais naturalmente branco possível?

Manchas sobre a superfície dos dentes reduzem o branco natural. A injestão frequente de certos alimentos e outras situações aumentam o risco de mancha dos seus dentes:

* Tabaco
* Café e Chá
* Vinho tinto
* Curry
* Soja
* Suco de Frutas
* Bebidas à base de Cola

Quais são diferentes formas de clarear meus dentes?
Atualmente, há várias opções disponíveis para efetuar o clareamento dos seus dentes. Aqui há duas opções indicadas pelo seu dentista.
O dentista aplica uma solução clareadora diretamente sobre os dentes manchados. A solução aplicada é ativada por aquecimento (alternativamente esse processo pode ser ativado combinando-se luz e calor). Após o enxágüe da solução, os dentes ficam mais brancos. Esse processo pode durar cerca de uma hora, sendo que, durante uma consulta, podem ser clareados de seis a oito dentes.
O dentista prepara uma placa de clareamento sob medida, de modo a se adequar à parte superior e inferior dos dentes. Mediante orientação do(a) dentista, você recebe uma solução clareadora para usar em casa, juntamente com as placas. Deve-se utilizá-las diariamente durante aproximadamente duas horas (podem ser colocadas à noite) e, dependendo do produto, esse processo se desenvolve em tempos diferentes – que variam de uma a seis semanas.
Há, ainda, kits clareadores domésticos vendidos no varejo. Alguns deles são usados de forma semelhante à segunda opção acima. São mais baratos, pois a placa de clareamento é de tamanho padrão, e não feita sob medida para se adequar aos seus dentes de forma precisa. Há outras formas disponíveis de clareamento que pode ser feito em casa. Aconselhe-se sempre com o seu dentista, antes de iniciar qualquer tratamento de cuidados em casa.

O clareamento é indicado para qualquer pessoa?
Antes de mais nada, converse com seu dentista. Ele ou ela pode dizer a você se os procedimentos de clareamento são eficazes no seu caso. No entanto, é possível clarear os dentes que foram submetidos ao tratamento de canal da raiz ou outras restaurações.

O clareamento apresenta efeitos colaterais?

As soluções para clareamento contêm peróxidos, que clareiam o esmalte do dente. Em alguns casos, apareceram sensibilidade e outras reações. Caso você escolha um produto para clareamento feito em casa, certifique seu dentista do que irá fazer e contate-o(a) imediatamente, caso desenvolva qualquer sintoma adverso.

Que outros produtos para clareamento estão disponíveis?

Outros produtos branqueadores incluem faixas para clareamento e soluções que são passadas sobre os dentes. Além disso, pastas de dentes e escovas de dentes atuam no sentido de remover as manchas sobre a superfície do dente, devolvendo aos seus dentes o branco natural.

As pastas de dentes branqueadoras contêm um abrasivo brando para auxiliar na remoção da mancha dos dentes e algumas apresentam agentes de polimento que ajudam na remoção adicional da mancha. Antes de usar uma pasta branqueadora, contate seu dentista para saber se este produto realmente é adequado para você.

Texto revisado pela Dra. Ana Lucia De Colla Varise, especialista em Dentística Restauradora e Prótese Dentária da Ortomix.